Wênia Keila é Analista Pedagógica do Núcleo de Tecnologias Educacionais - NTE e falou sobre os principais desafios, ganhos e pontos de melhoria com a implementação da Oferta Fléxível.
Sobre os principais desafios da Supervisão Pedagógica na Oferta Flexível, Wênia destaca:
A proposta da Educação flexível por se inserir em um espaço entre o ensino presencial e a educação a distância exige do planejamento pedagógico uma integração ainda mais acentuada, visto que, é o fio condutor de todos os processos. Outro aspecto que também merece atenção é o uso das tecnologias digitais com recurso pedagógico. Dito isto, um dos principais desafios para supervisão pedagógica é promover essa reflexão com o grupo de instrutores, tanto no que diz respeito a integração de diferentes situações e recursos que devem ser disponibilizados, seja no ambiente físico ou virtual, como na utilização das tecnologias digitais apropriadas para a construção do conhecimento.
“Sobre os ganhos dos alunos em relação a implementação da oferta flexível, a supervisora nos revela que a experiência do aluno é enriquecida com a possibilidade de integrar seu processo de aprendizagem através de momentos presenciais e não presenciais, o que contribui para a construção de sua autonomia digital. Como esses momentos se integram, o aluno tem a oportunidade de refletir sobre seu processo de aprendizagem, com a presença ou não do instrutor. A oferta flexível reforça ainda o protagonismo dos alunos e evidencia o uso consciente da conectividade.